sexta-feira, 8 de julho de 2016

O tiro pela culatra

Lula Marques AGPT
Poderá ser mortal para o governo do presidente interino Michel Temer o tiro pela culatra na tentativa, por debaixo dos panos, de salvar o mandato do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) aos costurar acordo para a renúncia dele da presidência da Câmara dos Deputados.

Cunha é hoje o que de pior há na vida política brasileira. Negociador ardiloso, político temeroso, com requintes exacerbados de vingança, e colecionador de escândalos, poderá voltar sua bazuca para o Planalto, caso não consiga safar-se da cassação do mandato em Plenário. Os nós arrocham sufocando suas defesas e minando suas forças.

Caso Cunha não consiga manter o mandato estará aberta a temporada “dedo no gatilho” com ele atirando em todas as direções. E mesmo para quem puder, vai ser difícil se salvar. Tiros à esquerda tendem a ricochetear para o centrão que aninha a grande maioria do Congresso Nacional. E aí é que mora o perigo para o Planalto, que segundo o jornal O Globo, edição de hoje, 8 de julho, noticia que o acordo para a renúncia de Cunha da presidência da Câmara teve o aval de Temer e do PMDB.

Lula Marques AGPT
Deste acordo noticiado pelo jornal O Globo resultará a absolvição ou a cassação de Cunha. A primeira possibilidade será uma lástima para o governo interino de Temer,  uma Casa legislativa sem credibilidade e jogando para debaixo do tapete as denúncias e os escândalos de corrupção. A simples cassação de Cunha poderá repercutir nos pilares de sustentação do governo Temer. Afinal, é imprescindível considerar, o cassado será ninguém menos do que Cunha. A partir daí, será um vale-tudo em se tratando de denúncias, críveis ou não, de fatos e personagens congressistas e palacianos.

O governo Temer não consegue alcançar vôo de cruzeiro. Paira sem conseguir alcançar altitude suficiente para aprovar medidas necessárias e urgentes que permitam ao País a volta ao patamar de crescimento. Quando consegue engrenar uma arrancada não a mantém por avaria em um dos componentes da estrutura de governo, tendo como causa o envolvimento em negociações e participações ilícitas.

Assim, a crise político-econômica tende a se agravar e o buraco a aprofundar.
Lula Marques AGPT
Um País de políticos sujos e povo que não desiste, nunca. É este o Brasil!