terça-feira, 24 de novembro de 2015

A morte e a vida eterna

Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil
A antítese da morte esbarra na tese que a vida é eterna. Mas como é eterna, se é eterna somente enquanto dura?

Da vida terrena temos apenas uma certeza: a morte! O resto... são apenas hipóteses.

Divago por horas sobre trechos do evangelho escrito por João do qual pinço "Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna".

Como cristão acredito que a vida é eterna, embora haja a morte como uma estação no meio do percurso. E se nessa estação os destinos forem distintos? Nem pensar!

Mas a morte não é a passagem desta para a outra vida? 

Então, uma vida é uma vida, e a outra é outra vida. Se assim não for, só para exemplificar, imagina a confusão de Tonho, folclórico carnavalesco e boêmio de todos os garimpos, bibocas e zonas, ao encontrar suas duas legítimas esposas e as três manteúdas que o antecederam no desembarque e o esperam para a vida eterna?

- Ahh... não é assim – diriam alguns com conhecimentos teológicos – lá, não há sentimentos terrenos e todos que ali chegam vivem fraternalmente e em oração.

Pode até ser assim. Mas se não for, os anjos encarregados da disciplina – inexiste local e modo de vida que a dispense – terão que se desdobrar para colocar as coisas nos eixos. 

2 comentários:

  1. É por isso que, seja nessa ou noutra vida, temos que semear o amor, a paz e a solidariedade! Parabéns pelo texto, Jorge!

    ResponderExcluir
  2. Viver é semear emoções. Luz.O sonhos além das palavras. Depois vem as A (s) alegrias, as metáforas nas palavras; O tempero da Mágica. Fazer a obra certa para a paz ser completa. A beleza da vida. Rogar á Deus para que a paz nós ensine cada vez mais a sermos fortes por que, a obra de contenção de Tonho essa aí não aguenta não. Lá vem enxurrada de água na minha casa e vamos viver outras aflições. Depois da tempestade vem as emoções.

    Parabéns pelo texto,Tio Jorge Guerra. abraços

    Abraçços

    ResponderExcluir